Dicas de vendas para o Dia dos Pais

24 Jul, 2014 às 09:05

  • Está chegando mais uma data especial para o varejo: o Dia dos Pais. O que sua loja vai oferecer para seus clientes nesta data?Se ainda não sabe o que fazer, nós separamos algumas dicas para você. Confira a seguir como aproveitar o Dia dos Pais para vender mais:

    1. CONHEÇA OS TIPOS DE PAIS

    Falando especificamente sobre Dia dos Pais, sua equipe de vendas precisa estar preparada para atender às necessidades dos diversos tipos de pais. O clientes podem estar comprando presente do Dia dos Pais para:

    • O seu pai, propriamente dito
    • Seu padrasto
    • Seu avô
    • Seu amigo
    • Seu irmão
    • Seu padrinho
    • Seu filho (que também é pai)
    • Mãe que também é pai ao mesmo tempo
    Saber que existem esses diferentes “alvos” no Dia dos Pais, pode direcionar sua loja a criar Kits especiais para cada um desses tipos. Além disso, vale conversar com o cliente para saber para quem é o presente. Dessa forma, o vendedor se aproxima do cliente, deixando-o à vontade para trocar ideias. Quem sabe, nessa conversa, ele goste da ideia e acabe levando um presente para seu pai e outro para o padrinho.

    2. ELABORE KITS PARA OS DIFERENTES PERFIS DE PAIS

    Assim como as mães, os pais não são todos iguais. A parte mais difícil, com certeza, é a escolha do presente. A pergunta que não sai da cabeça de seu cliente é “O que dar para o meu pai?”. Por isso, para facilitar a busca do seu consumidor, você pode elaborar diferentes kits, ou mesmo separar os produtos na loja por categoria: “Pai esportivo”, “Pai inventor”, “Pai cozinheiro”, “Pai decorador”, “Pai faz-tudo”, “Pai tecnológico”, “Descanso para o papai”, “Pai estudioso”… Enfim, use sua imaginação e direcione produtos específicos para os diferentes perfis de pais, de acordo com os produtos disponíveis em sua loja.

    3. BRINQUE COM A TRADIÇÃO

    Sabe aquela história de que no Dia dos Pais as pessoas sempre comprar as mesmas coisas: gravatas, canetas, canecas, meias? Então, que tal usar a criatividade para chamar a atenção dos clientes com isso? Sua loja pode criar uma promoção em que o cliente leva de brinde um desses itens mais “tradicionais” na compra de um presente mais tecnológico.

    Exemplos:

    • “Não compre uma gravata para o seu pai. Compre um tablet e nós daremos a gravata de brinde”.
    • “Vai comprar meia de novo para o seu pai? Compre um Notebook e nós damos a meia de graça”
    Use a imaginação e a criatividade. Se você quiser, não precisar dar o brinde, mas ainda pode utilizar a tradição em suas chamadas.Exemplo:
    • “Nesse Dia dos Pais, esqueça as meias e gravatas. Veja nossas opções de produtos e dê para o seu pai um presente tão legal quanto ele!”.

    4. FORNEÇA EXPERIÊNCIAS MARCANTES

    O presente do Dia dos Pais deve ser mais que uma obrigação. É a forma que as pessoas encontram de dizer “Eu te amo”; “Obrigada, pai”.Então, faça com que esse momento seja marcante. Procure parcerias com outras empresas e ofereça brindes ou sorteio de algo que vai fazer os filhos se aproximarem de seus pais.Exemplos: ingressos para um jogo de futebol, ingressos para um show, aulas de churrasco. Enfim, o objetivo é oferecer um momento que faça o Dia dos Pais mais que uma data comercial, uma oportunidade para agradecer e celebrar o amor em família. Dessa forma, seus clientes sentirão que valeu a pena escolher a sua loja.Fonte: Blog do Varejo

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