PROGRAMA “EMPREENDER MAIS SIMPLES” FOMENTARÁ OS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL

25 Jan, 2017 às 09:28

• Menos burocracia e mais negócios. Essa é a proposta do programa “Empreender Mais Simples” desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Governo Federal e o Banco do Brasil, que facilitará a concessão de crédito aos micro e pequenos negócios (MPE), além de desburocratizar a gestão dessas empresas.

A partir de agora as MPE, que representam 98,5% dos negócios em operação no País, terão acesso a crédito de R$ 8,2 bilhões, que serão disponibilizados ao longo de dois anos. O recurso será concedido pelo Banco do Brasil e pelo BNDES e segundo o Sebrae, o benefício será orientado para que o empreendedor use o dinheiro de forma consciente e para o fomento de seu negócio.

O presidente da CNDL, Honório Pinheiro, acredita que a medida pode ajudar a conter a crise econômica e o fechamento de empresas. “ É preciso que o apoio ocorra de forma eficiente e que o Sebrae possa trabalhar de forma integrada em todos os estados”, ressaltou.

Do montante anunciado, cerca de R$ 1,2 bilhão será concedido por meio da linha Proger Urbano Capital de Giro, com recursos do Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT), e R$ 7 bilhões da linha BNDES Capital de Giro Progeren. “Queremos simplificar a vida dos empresários. Criar condições para que eles gastem menos tempo com as obrigações acessórias e mais com a gestão do negócio. Também vamos facilitar o acesso a crédito com orientação para não correrem riscos com a inadimplência. São iniciativas para aumentar a geração de trabalho e renda no País por meio do empreendedorismo”, explicou o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

FONTE: CNDL